Raízes

Raízes é um trabalho documental que conta a história da rotina de trabalho dos pescadores artesanais. Uma homenagem aos 200 anos da Colônia da Nova Ericeira, estabelecida no litoral Norte Catarinense, fazendo a ligação entre os “homens” do mar no Brasil e em Portugal.

O projeto teve seus primeiros registros em 2012, em Penha SC, onde a cultura da pesca artesanal ainda mantém as raízes e tradições dos ancestrais portugueses. Em 2017, ano que antecedeu o bicentenário da colônia pesqueira, foi feito os registros dos pescadores em Ericeira e na Costa da Caparica, em Portugal.

Mesmo com um oceano de distância e depois de duzentos anos, ainda se mantém semelhantes as atividades pesqueiras, as dificuldades e principalmente a ausência cada vez mais evidente de jovens na pesca artesanal. 

E assim como já aconteceu em varias regiões de Portugal, onde o pescador virou estátua nas praças e seus barcos deram lugar as grandes marinas. A tendência é que essa atividade entre cada vez mais em extinção com o passar dos anos.